Pesquisar este blog

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Quem trabalha diariamente com uma grande quantidade de documentos, sabe que certamente para gerá-los é necessário levantar as informações, criar o documento, fazer impressão, colocar em envelopes e assinar em várias vias.
E para providenciar as assinaturas, precisamos de correios, moto boys ou malotes e tudo isso leva um bom tempo. E ainda costumamos enfrentar mais um problema que é o de assinaturas feitas em campos errados, quando isso acontece não há o que fazer, então começa tudo novamente com prazo mais apertado, em alguns casos ainda é preciso reconhecer firma das assinaturas das pessoas e se você estiver em grandes centros, dificilmente conseguirá realizar todas as assinaturas no mesmo cartório trazendo problema de deslocamento, custo e demorando muito mais tempo. Todo esse processo pode trazer um custo elevado para um simples contrato.
A certificação digital no Brasil ganhou ênfase em 2000 com a criação do ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, ainda no mesmo ano o decreto 3.396 regulamentou a ICP Brasil que hoje é a única reconhecida juridicamente no país. A autenticação por certificados digital passou legalmente válida em 2006 com a lei 11.419 que alterou o Código de Processo Civil. O governo brasileiro exige o uso de e-CPF/e-CNPJ para interagir com os portais de serviços, tributos, fiscalização e boa parte do poder jurídico na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário